Fotos post mortem - Fotografias de pessoas mortas

Blog Tudo&Etc

Fotos post mortem

 

Vocês já conhecem a antiga tradição das fotos post mortem? Segundo historiadores o termo “post mortem” vem do latin e siginifca “após a morte”, eles afirmam que o costume de tirar fotos de pessoas mortas iniciou por volta do século XIX na Inglaterra com a Rainha Victoria. Segundo relatos a rainha pediu que fotografassem um cadáver de uma pessoa querida, provavelmente um parente próximo para que ela tivesse uma recordação do ente já falecido.

A partir desse fato, o costume foi lentamente se espalhando por diversas regiões próximas e sendo levadas para toda parte do mundo. O ato de fazer fotografias de pessoas mortas tornou-se algo natural. Uma recordação mórbida e bizarra que significava uma homenagem ao morto e a importância do mesmo para a família. Fazer as fotos post mortem era, inclusive, uma demonstração de status, pois as fotografias não eram nada comuns e a produção de cada uma tinha um custo altíssimo para a família. Eram criados verdadeiros cenários elaborados com composições muitas vezes complexas de estúdio para fazer os álbuns dos mortos, com utilização de diversas técnicas para fazer com  que o cadáver fosse fotografado de forma mais natural possível, quase sempre como se estivesse vivo ou apenas dormindo.

Apesar de comum no século XIX, o costume foi perdendo força devido a sua morbidez. Vamos ver algumas dessas fotos que hoje são apenas muito assustadoras, pois atualmente parece ser algo impensável e absurdamente mórbido.

 

Os parentes achavam uma homenagem ao morto a fotografia post mortem, muitas das fotos eram tiradas inclusive na companhia do parente vivo, como podemos ver nas fotos abaixo:

Fotos post mortem

Garota posando ao lado da sua irmã morta (a morta está de pé), notem a cor escura das mãos do cadáver em comparação a coloração do rosto fortemente maquiado para parecer natural.

 

Fotos post mortem

A garotinha claramente desconfortável ao lado do irmão morto.

a-filha-morta

Pais ao lado da filha morta

Muitas vezes os cadáveres eram fotografados em situações cotidianas como se ainda estivessem vivos, uma forma de desafiar a morte, uma negação da família a perda do parente querido.

postmortem2

 

Bebê morto em posição que aparenta estar apenas dormindo

 

 

Fotos post mortem

Adolescente morta, com vestes tradicionais utilizadas pelas mulheres de famílias abastardas para irem a missa aos domingo, roupa que aparenta um vestido de noiva.

 

 

48132289737949048_bgbd6f76_c4

Criança morta “brincando” com sua boneca

 

Quando as famílias não tinham tanto dinheiro para encomendar fotos post mortem dos seus entendes queridos, nos estúdios com as produções para que parecessem estar vivas. As fotografias eram tiradas durante o enterro, com os parentes no caixão.

postmortem19

 

 

 

Fotos-Post-Mortem-Familia-Caixao

 

Foto-Post-Mortem-Brasil

A foto acima é brasileira, para você ver que o costume chegou no Brasil. Ela foi tirada na Vila de São João Velho, ao lado do município de São João Novo – S.P. – Brasil. A data é dos anos 1930, com comentários dizendo: Julieta Bosco e Idalina Tozzi em um enterro. O que hoje em dia seria tido como um absurdo mórbido e apedrejado nas redes sociais (como os exemplos no final do post), foi feito com muita honra a criança falecida como uma forma de homenageá-la. Graças a Deus que os tempos mudam! Cruzes!

E não pense que apenas os seres humanos tinham suas fotografias tiradas depois de mortos. As famílias mais ricas faziam o mesmo até com seus queridos animais de estimação quando os mesmos partiam dessa para melhor! Veja na foto abaixo a post mortem de um cachorro, com toda pompa e circunstância que os homens também tinham.

Foto-Post-Mortem-Cachorro

 

Algumas fotos contém mais de um cadáver, quando ocorria algum tipo de acidente que gerasse várias mortes ou epidemia que eram comuns dizimar famílias inteiras, as fotos eram feitas em conjunto com os mortos recentes.

 

postmortem1

 

 

Fotografias de pessoas mortas

 

259871840968402033_ekjwcd8u_c

todas-mortas-rosto-disfigurado

Nesse grupo acima, todas as mulheres foram mortas em um acidente com uma carruagem. A senhora que está de costas, teve seu rosto desfigurado. Reparem como todas parecem estar vivas na fotografia, esse efeito era criado com estruturas de madeira que seguravam os cadáveres por dentro de suas roupas, além da utilização de maquiagem que incluía o desenho de olhos nas pálpebras fechadas. Veja abaixo algumas das técnicas utilizadas:

  • Estrutura para manter o corpo firme, de pé ou sentado.

Foto-Post-Mortem-Estaca

Fotografias de pessoas mortas

 

  • Eletrochoque na face para provocar reações musculares e deixar o rosto com uma expressão mais natural

Foto-Post-Mortem-Preparacao-Estudio

 

  • Pintura de olhos nas pálpebras fechadas do morto (Bebê na foto abaixo), além de utilização de maquiagem para deixar a pele com aspecto vívido

Fotografias de pessoas mortas

 

E assim terminamos esse post totalmente bizarro mas muito curioso! E se você pensa que não é feito mais isso hoje em dia, deixo aqui essas pitorescas “homenagens hue br” para vocês.  Deusulivre! Já pensou se a moda pega? Ou melhor… volta? Cruzcredo!

Untitled 6

Deixe seu comentário!

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e em nenhum momento expressam a opinião dos donos do blog ou autor deste post.

Veja outros posts interessantes aqui!